Itália: Siza Vieira Homenageado em Roma

Publicado em terça-feira, 25 outubro 2016 19:17

Teve lugar no dia 26 de outubro de 2016, às 17h30, na Accademia Nazionale di San Luca, em Roma, a inauguração de duas exposições de tributo à obra de Siza Vieira e à relação do arquiteto português com a Itália. As mostras, intituladas “IL Grand Tour- Álvaro Siza In Italia 1976-2016” e “La Misura Dell’Occidente. Álvaro Siza - Giovanni Chiaramonte”, estarão patentes até 25 de fevereiro de 2017.

As exposições inserem-se na iniciativa “Álvaro Siza A Roma”, organizada pela Accademia Nazionale di San Luca e pelo Maxxi, para homenagear um grande nome da arquitetura contemporânea. 

Estarão em destaque as viagens, os projetos, as conferências, as exposições do Mestre Álvaro Siza em Itália ao longo de 40 anos, a partir da exposição de 1976 "Europa-América" ​​na Bienal de Veneza, do "Tour SAAL" de 1977 nas Universidades italianas e da exposição de 1979 na PAC em Milão até ao MART de 2014, em Rovereto.

As exposições, que contam com a curadoria de Roberto Cremascoli e de Francesco Moschini mostram, através dos desenhos e das fotografias relacionadas com 23 projetos realizados na Itália, o percurso e a contribuição no âmbito arquitetónico do Mestre Álvaro Siza, no período de 1976 a 2016.

As viagens começam na Itália. Já não é só um ponto de chegada - a Itália como um lugar onde caiba o mundo, ou uma ideia de mundo. Este é apenas um ponto de partida, uma homenagem à memória de algo que só podemos deixar para trás para explorar aqueles que, aparentemente, são outros lugares, outros mundos. A partir daqui iniciam-se os percursos de Giovanni Chiaramonte, fotógrafo, e Álvaro Siza, para estender-se através da Europa e continuar noutros continentes: África, América e Ásia.