República Checa: Constituída Sociedade de Língua Portuguesa em Praga

Publicado em segunda-feira, 11 junho 2012 15:44

A Sociedade Checa de Língua Portuguesa (SCLP) - uma entidade sem fins lucrativos que visa a promoção e desenvolvimento de diversos aspetos culturais e civilizacionais dos países da CPLP - reuniu a sua assembleia constituinte, domingo, 10 de junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Nascida por iniciativa de um conjunto de académicos da República Checa, esta entidade possui um cunho marcadamente científico e pretende servir como plataforma de intercâmbio de conhecimento, promovendo e incentivando a produção académica sobre aqueles temas, bem como as relações profissionais entre os investigadores que se debruçam sobre aspetos específicos dos países envolvidos, quer no contexto dos departamentos de pesquisa de diversas universidades checas quer no âmbito da sociedade civil, em contexto profissional ou formativo.

Na assembleia constituinte estiveram presentes vinte representantes da quase meia centena de associados que a SCLP já reúne, cobrindo áreas que vão da filologia à economia, passando pela antropologia, diplomacia, história, história da arte ou politologia.

A Sociedade Checa de Língua Portuguesa aprovou os seus estatutos durante esta assembleia, em que também elegeu os seus corpos gerentes. O Conselho Diretivo desta sociedade científica será composto pelas professoras Petra Svobodová (Universidade Palacký de Olomouc), Šárka Grauová e Jaroslava Jindrová (Univ. Carolina de Praga), Silvie Špánková (Univ. Masaryk de Brno) e ainda pela tradutora Lada Weissová.

O cargo de Presidente honorário da SCLP será ocupado pela professora e lusitanista Pavla Lidmilová, uma das mais importantes tradutoras de literaturas de língua portuguesa na República Checa, agraciada com várias distinções por Portugal e pelo Brasil.

Esta foi a forma que a Sociedade encontrou para homenagear a professora checa, no ano em que completa 80 anos, a maioria dos quais ao serviço da língua portuguesa.

Sendo uma instituição de relevante interesse público, a SCLP deu já início ao processo de reconhecimento junto do Ministério da Administração Interna da República Checa, após o que poderá iniciar a sua atividade estatutária.

A SCLP encontra-se a preparar um Colóquio, agendado para outubro, que servirá para colocar em diálogo todos quantos trabalham sobre os países de língua portuguesa, atualmente, na República Checa.