Bulgária: Participação Portuguesa na Noite da Literatura, organizada pela EUNIC

Publicado em quarta-feira, 14 setembro 2022 15:45

Teve lugar no dia 7 de setembro de 2022, em Sófia, a Noite da Literatura, organizada pelo cluster EUNIC (European Union National Institutes for Culture) na Bulgária, em parceria com a Câmara Municipal de Sófia e com 16 outros municípios da Bulgária, incluindo as principais cidades do país, como Plovdiv, Varna, Burgas ou Veliko Târnovo.

Na abertura do evento, em Sófia, estiveram presentes os diretores de diferentes institutos culturais e responsáveis pela área cultural de Embaixadas da União Europeia (UE) com representação neste país, incluindo a coordenadora do Camões - Centro de Língua Portuguesa em Sófia, Anaísa Gordino.

Portugal esteve representado este ano por "O Vale da Paixão", de Lídia Jorge, obra publicada em 1998 pela Dom Quixote e que recebeu na época vários prémios, incluindo o Prémio Bordalo de Literatura da Casa da Imprensa, o Prémio de Ficção do P.E.N. (Poetas, ensaistas e narradores) Clube e o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia. A tradução para búlgaro foi realizada por Albena Yarcheva, tendo sido publicada em 2022 com a chancela da Letera.

O evento teve boa afluência por parte dos cidadãos da capital búlgara, assim como nas restantes cidades da Bulgária onde se realizaram as leituras, tendo marcado a rentrée cultural em vários pontos do país.

A Noite da Literatura contou com o apoio da Embaixada de Portugal em Sófia e do Camões - Centro de Língua Portuguesa em Sófia.

Literature Night Sofia6

Literature Night Sofia3

Literature Night Sofia2