Decorreu no CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear), em Genebra, de 31 de agosto a 5 de setembro de 2025, a 17.ª Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa (2025), com o apoio financeiro do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P (Camões, I.P.).
Palestras, visitas locais, exposições e oficinas introduziram os participantes à física de partículas e à investigação de ponta que se realiza no CERN.
A edição de 2025 da Escola de Professores teve a participação de 48 docentes de Física e de Físico-Química de escolas do 3.º ciclo e do ensino secundário de países da CPLP e foi organizada pelo Pedro Abreu (Coordenador do Programa) e pelo Nuno Castro (Diretor do LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas).
Esta edição da Escola de Professores no CERN em Língua Portuguesa ocorreu no âmbito das celebrações do 40.º Aniversário da adesão de Portugal à Organização (1985).
Na cerimónia de encerramento, no dia 5, estiveram presentes a Presidente do Camões I.P., Embaixadora Florbela Paraíba, o Representante Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais (NUOI), em Genebra, Embaixador João Mira Gomes e a Diretora para as Relações Internacionais do CERN, Charlotte Lindberg Warakaulle.