Suíça: Conferência “Mais de 800 anos de língua portuguesa escrita”, por Ana Maria Martins

Publicado em terça-feira, 07 outubro 2014 17:08

Uma conferência intitulada “Mais de 800 anos de língua portuguesa escrita”, a proferir por Ana Maria Martins, professora da Universidade de Lisboa, realiza-se na Universidade de Zurique no dia 28 de outubro de 2014, no âmbito do Protocolo entre aquela instituição suíça (Programa de doutoramento interuniversitário) e o Camões, IP (Cátedra Carlos de Oliveira).

A conferencista é professora catedrática no Departamento de Linguística Geral e Românica da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e coordenadora científica do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).

Aproveitando a data do Testamento de Afonso II (1214), escrito em português, organizar-se-á em Zurique uma sessão dedicada à “Primitiva produção escrita em português” e uma mesa-redonda sobre o Testamento de Afonso II (1214), com a participação de alunos que estudaram o documento.

Uma das questões centrais a analisar por Ana Maria Martins está relacionada com o motivo pelo qual não há consenso entre os investigadores quanto à identificação do texto mais antigo escrito em português, de entre os que são conhecidos e se situam entre o final do século XII e o início do XIII.

Que especificidades se encontram na prosa literária da segunda metade do séc. XIII, em particular o romance arturiano, relativamente à prosa produzida nos séculos seguintes, será outro dos tópicos desta conferência, que decorre entre as 14:00 e as 16:00.

Seguir-se-á a mesa-redonda e uma discussão com participação de alunos, entre as 16:00 e as 17:00.

Programa

Mais informações: http://www.phil.uzh.ch/elearning/blog/programainteruniversitario/ai1ec_event/mais-de-800-anos-de-lingua-portuguesa-escrita/?instance_id=34.