Suíça: Inauguração da Cátedra Lídia Jorge na Universidade de Genebra

Publicado em terça-feira, 14 setembro 2021 16:57

O Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, marcará presença amanhã, dia 15 de setembro de 2021, no Colóquio internacional “O poder da imagem na obra de Lídia Jorge”, que assinala a inauguração da Cátedra Lídia Jorge na Universidade de Genebra, na Suíça. Marcarão igualmente presença o Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Embaixador Ribeiro de Almeida, e a escritora portuguesa.

A Cátedra Lídia Jorge na Universidade de Genebra resulta do Protocolo assinado entre o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, I.P.) e aquela universidade suíça. Integrada na Faculdade de Letras da Universidade de Genebra (FLUG), a Cátedra homenageia uma das grandes personalidades literárias da literatura contemporânea em língua portuguesa com expressão em diferentes géneros literários (de modo particular, no romance), um amplo reconhecimento internacional e diversos prémios e distinções atribuídos, o último dos quais pela Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2020.

A Cátedra Lídia Jorge vem dar sequência à parceria que o Camões, I.P. e a FLUG desenvolviam desde 2008 e ao trabalho de promoção e divulgação da língua portuguesa e das culturas de expressão portuguesa que o Centre d’Études Lusophones (CEL) da Universidade de Genebra efetua desde 2009.

Primeiramente centrado nos estudos filológicos, com especial incidência nos estudos camonianos, este centro reorientou posteriormente as suas atividades numa perspetiva interdisciplinar e pós-colonial, alargando o âmbito dos trabalhos às questões de identidade, memória e género, a que a Cátedra Lídia Jorge igualmente se dedicará.

A Cátedra Lídia Jorge constitui a 54.ª cátedra da rede que o Camões, I.P. vem criando em parceria com instituições de ensino superior em 22 países, no âmbito da qual cerca de 500 docentes e investigadores desenvolvem ensino e investigação em torno de temáticas da língua, da cultura, da história e da sociedade, frequentemente numa perspetiva abrangendo não apenas Portugal, mas os países e regiões de língua portuguesa. Esta será ainda a segunda cátedra do Camões, I.P. na Suíça, onde existe, desde 2012, a cátedra Carlos de Oliveira, no Romanisches Seminar da Universidade de Zurique, com a qual a Cátedra Lídia Jorge colaborará.

Consulte aqui mais informação sobre a Cátedra Lídia Jorge.