Suíça: Semana de Redes e Parcerias Humanitárias

Publicado em quinta-feira, 06 fevereiro 2020 10:53

O Camões, I.P. está presente na Semana de Redes e Parcerias Humanitárias, coorganizada pelo Escritório das Nações Unidas para a Coordenação Humanitária (OCHA) e o Governo Suíço, entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2020, em Genebra.

A representação portuguesa contou ainda com a presença do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), da Missão Permanente de Portugal junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra, dos Bombeiros Voluntários de Peniche e algumas Organizações Não Governamentais (ONG) de intervenção humanitária.

O evento reúne mais de dois mil participantes de instituições governamentais, do setor privado, Academia, setor militar, Media, Cruz Vermelha Internacional, ONG nacionais e internacionais e voluntários do quadrante humanitário para discussão e partilha de informações sobre diversas temáticas relevantes que concorrem para o objetivo primordial da ação humanitária: salvar vidas. Destaca-se a resiliência climática e o impacto dos ciclones tropicais, a coordenação civil-militar em contexto humanitário, a atuação das equipas de emergência médica, busca e salvamento de populações afetadas por desastres naturais, prevenção e redução do risco de catástrofes.

O evento contou com a presença do Sub-secretário Geral para os Assuntos Humanitários e Coordenador da resposta de Emergências das Nações Unidas, Mark Lowcock, que evidenciou a necessidade de coordenação entre os diferentes parceiros e atores humanitários para fazer face aos atuais impactos das alterações climáticas nas populações afetadas.