A VI edição das Jornadas do Ensino de Português no Estrangeiro (EPE) na Suíça decorreu nos dias 5 e 6 de setembro de 2025, sob o tema “Flexibilidade, Resiliência e Adaptação em Cenários de Mudança | Limites e Potencialidades da IA no Ensino”.
O encontro, que registou uma taxa de participação de 92% do corpo docente, destacou-se como espaço de formação e reflexão sobre os desafios e oportunidades da integração da Inteligência Artificial no ensino do Português como língua de herança.
As conferências estiveram a cargo de Ricardo Cruz (LE@D), com “Ensinar em tempos de Inteligência Artificial”, e da psicóloga Edite Oliveira, com "Coaching & mentoring em diálogo com a IAGen e o humano". Ambos participaram na mesa redonda dedicada aos limites e potencialidades da IA, a par de docentes do CEPE Suíça e do Chefe de Divisão da Coordenação do EPE, Rui Azevedo.
A Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Florbela Paraíba, marcou presença nas Jornadas, reforçando o reconhecimento institucional ao trabalho desenvolvido pela rede EPE na Suíça. Esteve igualmente presente a Chefe de Missão Adjunta da Embaixada de Portugal em Berna, Joana Vasconcelos.
As Jornadas regressam em 2027, afirmando-se como um espaço de encontro incontornável para a valorização da língua e da cultura portuguesas em contexto internacional.