Cabo Verde: SWAIMS | Missão de avaliação de necessidades de Formação

Publicado em sexta-feira, 22 julho 2022 09:10

No âmbito do SWAIMS - Support to West Africa integrated Maritime Security (Apoio à Segurança Marítima integrada da África Ocidental) – programa da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) que visa contribuir para a melhoria das condições de segurança marítima no Golfo da Guiné – decorreu, entre os dias 11 e 12 de julho de 2022, a missão de avaliação de necessidades de formação, em coordenação com a Guarda Costeira de Cabo Verde.

Durante a sua estada no Mindelo, o Comandante Rui Ferreira e o Primeiro-Sargento Fuzileiro Stéphane Batista tiveram oportunidade de visitar as instalações da Guarda Costeira, assim como de avaliar as capacidades de operação e treino dos seus militares, através da realização de uma navegação nas novas lanchas rápidas (Metal Shark) e de entrevistas com vários militares. Esta missão será determinante para a concretização das atividades de formação das equipas de Cabo Verde previstas no programa.

O SWAIMS é um programa da CEDEAO, financiado pela União Europeia, cuja componente Operational Response and Management of the Rule of Law at Sea é gerida e cofinanciada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e cofinanciada pelo Ministério da Defesa Nacional.

33369 3

33369 2

33369 5

33369 4