Tailândia: Performance dos portugueses John Romão e Romeu Runa no encerramento do Unfolding Kafka Festival

Publicado em sexta-feira, 13 dezembro 2019 15:15

A notável peça de John Romão e Romeu Runa, "Hard To Be A God", encerrou a edição de 2019 do "Unfolding Kafka Festival" em Banguecoque.

Nesta edição do festival de artes multidisciplinares, organizado por Jitti Chompee, conceituado coreógrafo, encenador e performer tailandês, alinhou na temática “Kafka Zoo”, procurando explorar os elementos mais animalescos do trabalho de Franz Kafka. Artistas de 12 países diferentes apresentaram performances e/ou instalações, desafiando conceitos tradicionais de várias formas de arte.

Este festival destaca a importância de se permitir que o potencial artístico seja cultivado e explorado através da total abertura para a experimentação.

As performances apresentadas desafiaram normas sociopolíticas, abordando temas como identidade, género e alteridade.

O cenário escolhido para a peça "Hard to Be a God" foi a Biblioteca Neilson Hays. O público, cerca de 160 pessoas no total distribuídas pelos dias 6 e 7 dezembro de 2019, lotando o espaço, foi encerrado numa estrutura de vidro, observando a performance de Runa através das janelas. O objetivo de manter o público isolado do performer pretendia replicar o modo como observamos e interagimos com os animais no zoológico.

A audiência foi captada pela genialidade da criação portuguesa e muitos aplausos e elogios foram recebidos. No final, o público ainda teve a oportunidade de conversar com os artistas portugueses sobre o impacto da performance, refletindo sobre o modo como a camuflagem e a ocultação dominam a vida contemporânea. É intenção de Jitti Chompee continuar a trabalhar com os artistas portugueses em projetos futuros brevemente.

31310 1

31310 3