No âmbito do projeto Drop in Space 3 Thailand/Portugal, que decorreu em Banguecoque, entre os dias 13 e 22 de agosto de 2025, foi desenvolvido e apresentado o espetáculo de dança contemporânea intitulado “Corpo como Espaço, Espaço como Corpo (Atravessar para uma latitude comum)”.
Esta criação é o resultado de um processo colaborativo entre a companhia portuguesa Intranzyt Cia.®, a Friends of the Arts Foundation (FOTAF) - organização tailandesa sem fins lucrativos dedicada à promoção das artes performativas, com ênfase na dança contemporânea - e bailarinos da comunidade de dança tailandesa em Banguecoque.
O projeto teve início com a realização de audições e diversas oficinas de trabalho, seguidas por um período intensivo de ensaios, envolvendo os membros da companhia e jovens bailarinos locais. O processo culminou na criação de um espetáculo composto por duas peças coreográficas com estilos e conceitos distintos - “Ser um corpo, Ter um Corpo” e “Atravessar para uma latitude comum” -, que foi apresentado ao público no dia 22 de agosto, no Bangkok Arts and Culture Center (BACC).
Este intercâmbio promoveu uma forte ligação entre as comunidades envolvidas e reforçou o posicionamento internacional da Intranzyt Cia.®, contribuindo ativamente para a divulgação da dança contemporânea portuguesa no contexto asiático.
Como resultado concreto e duradouro desta colaboração, três bailarinos tailandeses foram selecionados para realizar um estágio em Portugal com a Intranzyt Cia.®, ampliando os efeitos do projeto e fortalecendo os laços criados durante o processo.
Este projeto teve o apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., da Embaixada de Portugal em Banguecoque e da FOTAF.
Fotos: © FOTAF