Portugal: Teatro dos Leitorados do Instituto Camões dá distinção a Câmara de Oeiras

Publicado em quinta-feira, 10 maio 2012 13:38

A Câmara Municipal de Oeiras concorreu à Gala dos Eventos 2012 com o Encontro dos Grupos de Teatro do Instituto Camões que se realiza em parceria com o Centro de Experimentação Artística / Fábrica da Pólvora e foi-lhe atribuída uma menção honrosa que recebeu na cerimónia da entrega dos prémios que aconteceu no dia 8 de maio, no Fontana Design Park Hotel Lisboa.

O Teatro dos Leitorados do Instituto Camões realizou em 2011 o seu IV Encontro tendo contado com a participação de cerca de 55 alunos de língua portuguesa vindos da Alemanha, Croácia, Polónia, Roménia, Rússia e Sérvia.

O Encontro decorreu entre os dias 25 e 30 de julho de 2011, no Centro de Experimentação Artística / Fábrica da Pólvora, em Barcarena, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, que acolhe a iniciativa e os participantes.

Na sequência da adesão dos estudantes aos Encontros de Teatro dos Leitorados do Instituto Camões realizados em 2007, 2008 e 2009 e, atendendo à dinâmica e capacidade de iniciativa dos Leitorados, a edição deste ano contou com a colaboração do Teatro Meridional. Esta companhia – uma das mais prestigiadas do teatro português, ao qual foi atribuído, entre outros, o Prémio Europa Novas Realidades Teatrais, um dos mais importantes prémios europeus na área do teatro – dinamizou sessões de trabalho durante os cinco dias do Encontro.

Para além do contacto entre culturas diferentes, uma das marcas mais importantes destes Encontros tem a ver com a utilização da língua portuguesa como forma de comunicação entre jovens de países muito distintos, integrados em universidades e instituições de ensino, que integram a Rede de Docência do Instituto Camões.

A Gala dos Eventos, é iniciativa organizada pela ExpoEventos e o júri é constituído por um painel de 11 profissionais ligados essencialmente ao setor da comunicação, marketing e publicidade.