Territórios Sustentáveis para a Paz – Projeto da União Europeia e da Cooperação Portuguesa na Colômbia

Publicado em terça-feira, 12 março 2019 13:09

"Da Coca ao Cacau" é uma reportagem do Programa “Linha da Frente” da RTP, sobre o mundo dos ex-guerrilheiros das FARC-EP da Colômbia e pelos meandros do negócio do narcotráfico, alimentado pelos camponeses colombianos.

A reportagem demonstra como as plantações de folha de coca estão as ser substituídas por outras plantações “lícitas”, como o cacau, graças a um Projeto da Cooperação Portuguesa, Promovido e cofinanciado pelo Camões, I.P. junto do Fundo Europeu para a Paz na Colômbia.

O Projeto “Territórios Sustentáveis para a Paz em Caquetá” trabalha com o governo colombiano, as entidades territoriais e as organizações sociais para promover a produção, transformação e comercialização de cacau de forma rentável em territórios afetados pelo conflito armado. Através da conservação do meio ambiente e inclusão social, o projeto promove uma cultura de paz e legalidade

Este Projeto é cofinanciado pelo Fundo Europeu (EUR 3,15 milhões) e pelo Camões, I.P. (EUR 350 mil), e implementado pelo Instituto Marques de Valle Flôr.

O Fundo Europeu para a Paz na Colômbia resulta de contribuições do orçamento geral da União Europeia e de 19 Estados-membros, incluindo Portugal, num total de cerca de EUR 96 milhões. Tem por objetivo apoiar a implementação dos Acordos de Paz na fase de recuperação e estabilização pós conflito.

20548 2