Timor-Leste: Abertura do Festival Café Timor 2021 no Camões - Centro Cultural Português em Díli

Publicado em segunda-feira, 29 novembro 2021 10:54

No dia 29 de novembro de 2021, o Camões - Centro Cultural Português em Díli acolheu a cerimónia de abertura do Festival Café Timor – edição 2021.

 

Participaram nesta cerimónia, o Embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, o Presidente da Associação Café Timor, Evangelino Monteiro, o Ministro da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, Pedro dos Reis, José Ramos-Horta, o Embaixador da Austrália em Díli, Peter Roberts, e o Diretor-Geral do Comércio em representação do Ministério do Comércio, Turismo e Indústria.

Marcaram presença nesta cerimónia, os representantes dos principais parceiros de desenvolvimento de Timor-Leste no setor agrícola, agroflorestal e cafeícola, Asia Foundation, Asian Development Bank, Cooperação Australiana, Delegação da União Europeia em Timor-Leste, GIZ e as empresas associadas da Associação Café Timor.      

Nos discursos proferidos, salientaram-se os principais desafios enfrentados pelo setor cafeícola timorense, designadamente, o da reabilitação das plantações de café a nível nacional; o aumento da qualidade e produtividade do café orgânico timorense; a melhoria das ligações aos mercados interno e externos; e o aumento das exportações dos cafés especiais.  

Foi salientado o papel desempenhado pela Associação Café Timor, enquanto organizador deste festival anual, agregador dos produtores e comercializadores nacionais, promotor das ligações entre produtores e mercados, promotor dos cafés especiais timorenses, dinamizador de atividades com os vários parceiros de desenvolvimento, entre os quais se inclui o Projeto Quinta Portugal.   

Integrada no Festival foi, ainda, inaugurada no Camões - Centro Cultural Português em Díli, a exposição de fotografias sobre a colheita do café em Timor-Leste na época 2021, que permanecerá aberta ao público durante toda a semana em que decorre o Festival Café Timor 2021, de 29 de novembro a 4 de dezembro de 2021.

32788 2

32788 3

32788 4