Timor-Leste: Celebração do Dia Nacional do Sândalo e das Florestas – Apoio Programa GCCA - TL

Publicado em quinta-feira, 18 janeiro 2018 15:43

Por ocasião do Dia Nacional do Sândalo e das Florestas, no dia 13 de janeiro de 2018, a equipa do Programa “Global Climate Change Alliance -Timor-Leste”(GCCA-TL) em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pescas, organizaram uma atividade de plantação de árvores de sândalo em Loes, no Município de Liquiçá.

O sândalo (santalum album) é uma planta emblemática de Timor-Leste, parte do Património ambiental do país, com um papel preponderante na preservação da sua biodiversidade. No entanto, em resultado do seu valor económico, o sândalo tem sido objeto de exploração económica, resultando na diminuição do número de árvores existentes no país.

Com esta atividade a equipa do GCCA e o Ministério da Agricultura e Pescas quiseram assinalar a importância da sândalo, sensibilizando a população para a necessidade de diversificar, aumentar e proteger o património florestal do país, e particularmente os povoamentos desta espécie.

O evento contou com a presença do Embaixador de Portugal em Díli, José Machado Vieira, do Diretor-Geral das Florestas, Café e Plantas Industriais, Manuel Mendes, do Administrador do Município de Liquiçá, Domingos dos Santos Conceição, do Diretor da Direção Municipal dos Serviços de Agricultura de Liquiçá, Mário da Silva, do Coordenador de País da GIZ, Frank Karl – Heinz e do Gestor de projetos da DUE para o setor da agricultura, Paolo Toselli assim como de vários habitantes dos municípios abrangidos pelo programa (Ermera e Liquiça).

O “Global Climate Change Alliance”, é um programa co-implementado pelo Camões, I.P. e a GIZ, e co-financiado pela União Europeia. Para mais informações sobre o Programa consulte: http://www.gccatl.eu/