Timor-Leste: PFMO | Cerimónia de abertura do Curso de Especialização em Criminalidade Económica e Financeira

Publicado em quarta-feira, 15 fevereiro 2023 09:42

No dia 2 de fevereiro de 2023, em Díli, teve lugar a cerimónia de abertura do Curso de Especialização em Criminalidade Económica e Financeira (CECEF), que vai realizar-se na Universidade de Coimbra, entre os dias 6 e 26 de fevereiro de 2023, com o apoio do projeto PFMO – Reforço da Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste.

O CECEF é um curso especialmente concebido pela Universidade de Coimbra, sob a coordenação científica de Anabela Miranda Rodrigues e Maria João Antunes, da Faculdade de Direito, que procura responder às especiais necessidades das instituições de Timor-Leste, beneficiando 15 formandos, entre magistrados e quadros superiores dos órgãos do Estado de Timor-Leste, designadamente do Parlamento Nacional, Ministério Público, Polícia Científica e de Investigação Criminal, Comissão Anticorrupção e Inspeção Geral do Estado.

O curso terá a duração de três semanas, tendo como objetivos principais potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de magistrados e de altos quadros da Administração Pública timorenses, em áreas como a criminalidade económico-financeira, investigação criminal, corrupção e cibercriminalidade e cooperação judiciária internacional.

O PFMO é um projeto cofinanciado pela União Europeia e gerido e cofinanciado pelo Camões, I.P. que tem como objetivo o reforço da qualidade dos serviços públicos em Timor-Leste, através da melhoria da eficiência na gestão e supervisão das finanças públicas.