Timor-Leste: Cerimónia de Entrega de Certificados de Língua Portuguesa para Jornalistas

Publicado em terça-feira, 14 fevereiro 2023 11:42

Decorreu no dia 10 de fevereiro de 2023, no Camões - Centro Cultural Português em Díli, a Cerimónia de Entrega dos Certificados dos Cursos de Língua Portuguesa para Jornalistas, realizados no ano 2022, no âmbito do projeto Consultório da Língua para Jornalistas (CLJ). Foram entregues certificados a 89 formandos de vários níveis de proficiência em língua portuguesa

Este evento contou com a presença do Ministro dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social de Timor-Leste, Francisco Jerónimo, que referiu que “é muito importante que se transmita informação em língua portuguesa, um dos nossos idiomas oficiais”, e da Adida para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Díli, Cristina Faustino.

O Projeto “Consultório da Língua para Jornalistas – 2.ª Fase” (2021-2023), , resulta de um acordo de parceria entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e o Ministério dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social, e tem como objetivo principal capacitar os profissionais de comunicação social de Timor-Leste em língua portuguesa para a transmissão de informação fidedigna ao público, contribuindo para o aumento da literacia mediática, económico financeira e jurídica e para o fomento do conhecimento geral da população.

Em execução desde 2016 (a 1.ª fase decorreu entre 2016 e 2019), o CLJ está a atingir os objetivos a que se propôs. Melhoraram já as competências linguísticas de português de 195 jornalistas e 50 profissionais do governo de Timor-Leste ligados à comunicação social, ultrapassando-se a meta estabelecida de 190 beneficiários. Fruto da motivação dos jovens jornalistas, tem-se verificado um acréscimo de conteúdos produzidos em Língua Portuguesa.

33723 1

33723 3