Timor-Leste: Cerimónia de entrega de Certificados do Curso de Língua Portuguesa aos reclusos de Becora

Publicado em segunda-feira, 30 setembro 2019 10:17

Decorreu, no dia 27 de setembro de 2019, no estabelecimento prisional de Becora, a cerimónia de entrega de certificados do curso de Língua Portuguesa, com a presença do Embaixador de Portugal em Díli, do Ministro da Justiça de Timor-Leste, da Delegada da Fundação Oriente e do Coordenador do Gabinete de Apoio à Sociedade Civil do Gabinete do Primeiro-Ministro.

Este curso foi promovido pelo projeto Mais Português, no qual são parceiros a Embaixada de Portugal, Fundação Oriente, a FONGTIL e o Gabinete de Apoio à Sociedade Civil do Gabinete do Primeiro-Ministro (GASC), e o apoio do Ministério da Justiça.

Numa fase inicial, esta formação envolveu cerca de 50 reclusos, dos quais 23 concluíram, com aproveitamento, fruto do seu interesse, vontade e dedicação na melhoria das suas capacidades linguísticas em língua portuguesa.

Nas palavras do Embaixador José Pedro Machado Vieira, esta formação é “um instrumento privilegiado no processo de reintegração social, na conquista da liberdade de cada um e do seu exercício da cidadania”. De facto, o ensino e o aperfeiçoamento do português deverão ser classificados como fulcrais na reconstrução de sujeitos em condição de risco social, desempenhado um papel essencial nesta ressocialização do condenado.

Também o Ministro da Justiça saudou a iniciativa e encorajou os reclusos a investir no saber, pois o “saber não ocupa lugar”. Agradeceu ao projeto Mais Português, e seus promotores, esta iniciativa, que deseja possa ter continuidade.

A Delegada da Fundação Oriente, Sónia Fonseca, apelou ao Coordenador do GASC que mantenha o apoio financeiro ao projeto Mais Português, sem o qual ações desta natureza não poderiam ser realizadas.

A Embaixada de Portugal e a Fundação Oriente ofereceram livros em português para a biblioteca da Prisão de Becora.

31049 1