Timor-Leste: Chegada dos novos professores do projeto CAFE para o ano letivo 2020

Publicado em segunda-feira, 09 março 2020 12:57

Decorreu no dia 9 de março de 2020, no Ministério de Educação, Juventude e Desporto (MEJD) de Timor-Leste, a receção aos 34 novos professores portugueses do Projeto dos Centros de Aprendizagem e Formação Escolar (CAFE), que chegaram na véspera a Díli e partirão agora para os vários municípios onde ficarão colocados no presente ano letivo de 2020. Fica assim completo o grupo dos 140 docentes previstos no âmbito do projeto CAFE.

 “Sendo a língua portuguesa a língua de ensino, sentimo-nos mais preparados com a presença dos professores portugueses. É uma honra e um privilégio poder ensinar em escolas públicas, ao lado deles” testemunhou uma professora timorense do Projeto, afirmando ainda que “com o Projeto CAFE eu aprendi a ensinar”.

O Embaixador de Portugal, José Pedro Machado Vieira, referiu a evolução do Projeto CAFE, incluindo o reforço desta vertente de formação de docentes timorenses através de várias modalidades de apoio, assim como o seu enquadramento dentro do atual Plano Estratégico de Cooperação 2019-2023 entre Portugal e Timor-Leste e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A Ministra de Educação, Juventude e Desporto manifestou a sua satisfação pela chegada e integração do grupo de docentes num dos maiores projetos no âmbito da parceria entre os dois países e apelou também ao profissionalismo e lealdade de todos. Encerrou o encontro, aludindo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na véspera, dia 8 de março, com uma mensagem especial dirigida às professoras, reconhecendo o seu sacrifício em deixarem para trás o conforto dos seus lares, e agradecendo, por este motivo, o seu contributo futuro para o Projeto.

O coro do CAFE de Díli animou esta singela cerimónia de receção aos novos professores portugueses do projeto.

31480 1