Timor-Leste: Comemorações do Dia Internacional da Mulher em Liquiçá

Publicado em terça-feira, 19 março 2019 17:28

A Embaixada de Portugal em Díli associou-se, a convite da Secretária de Estado da Inovação e Inclusão, Maria José Fonseca de Jesus, às celebrações do Dia Internacional da Mulher, que tiveram lugar, no dia 7 de março de 2019, em Liquiçá, uma iniciativa e organização conjunta do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e da Secretaria de Estado da Inovação e Inclusão.

Na abertura da parte cultural do programa do evento, teve lugar a atuação de alguns alunos da escola do CAFE de Liquiçá, com declamação de poemas, leitura de textos dedicados à mulher e uma apresentação musical, na qual as crianças acompanhavam excertos de música clássica com instrumentos improvisados de materiais plásticos e em madeira.

No pavilhão, a cargo da Embaixada de Portugal, foram instalados expositores com histórias de sucesso de mulheres que beneficiaram do projeto de Programa de Apoio à Aliança Global para as Alterações Climáticas em Timor-Leste. Exemplares da revista “Tempo”, da Escola Portuguesa de Díli, estiveram disponíveis, para oferta pela comunidade.

Os Serviços de Cooperação lançaram o desafio a um dos formandos do projeto Consultório da Língua para Jornalistas para fazer a cobertura do evento, que resultou na publicação, no jornal Timor Post, de um artigo, em língua portuguesa, sobre o Dia Internacional da Mulher, com a homenagem a todas as timorenses, através da reportagem sobre três mulheres comuns que, superando os obstáculos do meio onde se inserem, realizaram os seus sonhos.

Com o apoio da AICEP, a empresa portuguesa “Things and Stories” teve oportunidade de apresentar e colocar à venda os seus produtos de artesanato, a maioria dos quais fruto do trabalho de mulheres timorenses.

Para assegurar a representação dos sabores nacionais, a Embaixada de Portugal contou ainda com produtos da empresa Páteo e um apoio da Super Bock em Timor-Leste.

20585 2