Timor-Leste: Cooperação Portuguesa entrega bens de primeira necessidade às vítimas das cheias

Publicado em quinta-feira, 15 abril 2021 10:53

Portugal, através da Cooperação Portuguesa, juntando-se aos esforços do Governo timorense e de outros parceiros de desenvolvimento, contribuiu para apoiar os milhares de desalojados, em resposta à situação de emergência devido à passagem do ciclone tropical Seroja e das chuvas diluvianas no dia 4 de abril de 2021.

Bens de primeira necessidade, alimentares e não alimentares, foram entregues no dia 9 de abril de 2021, pelo Embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, ao Vice-Ministro do Interior e ao Secretário de Estado da Proteção Civil. Com a sua posterior distribuição, de acordo com as necessidades que venham a ser diagnosticadas pela Proteção Civil, estes bens - colchões, panelas, pratos, talheres, óleo vegetal e alimentos enlatados - permitirão o regresso de centenas de famílias às suas casas, após limpezas e reconstrução.

Durante a manhã do dia 9 de abril, junto com o Ministro da Educação, Juventude e Desporto e representantes da UNICEF e das ONGs Oxfam, Care International e HANDS, o Embaixador Machado Vieira visitou cinco instalações do Ministério da Educação a funcionar como Centros de Acolhimento para os desalojados, levando, para além dos bens suprarreferidos, livros, materiais didáticos e alguns brinquedos para o grande número de crianças aí deslocadas. Estes materiais destinam-se à criação de um espaço recreativo e educativo, a dinamizar por professores voluntários, enquanto se mantiver o funcionamento daqueles Centros de Acolhimento.

A Cooperação Portuguesa contribuiu para a continuidade da disponibilização, na Escola Portuguesa de Díli, de uma refeição quente diária a uma centena de crianças desalojadas, durante 10 dias, bem como, em colaboração com o PNUD, garantir o abastecimento de água potável a populações isoladas.

No dia 15 de abril, respondendo a um pedido de apoio do Reitor da Universidade Nacional Timor Lorosa´e, o Embaixador de Portugal procederá à entrega de bens alimentares, entre os quais 5 toneladas de arroz, aos alunos do Ensino Superior em situação de carência.

Durante a mesma semana, o Embaixador deverá novamente acompanhar o Ministro da Educação, Juventude e Desporto na visita a mais dois Centros de Acolhimento, instalados em escolas do ensino secundário público, para distribuição de bens essenciais e material didático e lúdico para crianças.

Estas ações, financiadas pelo Camões, I.P., juntam-se a várias iniciativas de solidariedade de nacionais portugueses, quer da diáspora, quer agentes de cooperação dos vários projetos da Cooperação Portuguesa, que não quiseram deixar de contribuir para dar uma resposta imediata às necessidades mais urgentes da população, o que, em diversas ocasiões, tem merecido o reconhecimento dos parceiros e o agradecimento das autoridades timorenses.

Cooperação Portuguesa

Cooperação Portuguesa 

Cooperação Portuguesa

Cooperação Portuguesa