Timor-Leste: Inauguração da loja e café “Aroma Timor”

Publicado em terça-feira, 28 setembro 2021 14:33

No dia 28 de setembro de 2021, o Embaixador de Portugal em Díli, José Pedro Machado Vieira, participou na cerimónia de inauguração da loja e café “Aroma Timor”, um dos resultados do projeto em curso em Timor-Leste “Consumo 100% local! Reforçar a ligação campo-cidade em resposta a crise do COVID-19”, cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. 

O evento de abertura do espaço contou, ainda, com a presença do ex-Presidente da República Democrática de Timor-Leste e Prémio Nobel da Paz, José Ramos-Horta, e do Vice-Ministro do Comércio e Indústria, Domingos Lopes Antunes.

O projeto, promovido e implementado pela ONGD CIDAC - Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral, em parceria local com a organização da sociedade civil japonesa PARCIC - Pacific Asia Resource Center Interpeoples’ Cooperation, contou, em 2020, com um apoio do Camões, I.P. de 99.755,27 € através da Linha de Cofinanciamento para Projetos de ONGD no âmbito da pandemia do COVID-19, correspondente a 90% do seu custo total.

Aumentar as capacidades de resiliência económica em contexto de crise, alargando e dinamizando o mercado local para os produtores em Timor-Leste, através da diversificação e qualificação das suas produções e da criação de canais de comercialização local, aumentando dessa forma o rendimento dos produtores, é o grande objetivo deste projeto, que culmina na abertura deste espaço.

A inauguração do espaço, especializado na comercialização de produtos locais, irá garantir o escoamento dos produtos transformados assim como de produtos oriundos de outras iniciativas de reforço da produção local, sensibilizando a comunidade em geral para a importância da adoção de práticas de consumo de produtos locais.

32641 1

32641 2

32641 3

32641 6

Tópicos neste artigo: