O ano de 2025 fechou com chave de ouro, em Díli, com o lançamento, a 29 de dezembro, do "Palco Aberto", um projeto da Associação Musical Berliku Fanu Rai (BFR) implementado com o apoio do PROCULTURA.
O evento de inauguração contou com a presença de José Ramos-Horta, Presidente da República Democrática de Timor-Leste e Prémio Nobel da Paz; Mariano "Assanami" Sabino, Vice-Primeiro-Ministro de Timor-Leste; assim como de representantes da Embaixada de Portugal e da Delegação da União Europeia em Díli; entre outros convidados.
Sob o tema "Uma Noite com Músicos Timorenses – Inauguração e Conversa com Música & Café", a inauguração do "Palco Aberto" reuniu fundadores e atuais membros da BFR, antigos alunos e convidados institucionais, num final de dia que contou com atuações ao vivo, partilha de experiências e uma mesa-redonda em torno do atual panorama musical timorense.
Equipado com um espaço para atuações musicais e uma cafetaria, o "Palco Aberto" pretende disponibilizar gratuitamente um palco a bandas (tanto emergentes como consagradas) de Timor-Leste, funcionando assim como plataforma de visibilidade e de trabalho colaborativo entre músicos.
O evento, que teve transmissão em direto na conta de Facebook da Berliku Fanu Rai, encontra-se disponível aqui.
O PROCULTURA é um projeto financiado pela União Europeia, que é gerido e cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e conta também com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian. Dispõe de um orçamento de 19 milhões de euros e tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.
Fotos: © Palco Aberto / PROCULTURA

