Timor-Leste: Projeto FOCO.UNTL – Convite à apresentação de resumos para as VI Jornadas Pedagógicas

Publicado em quinta-feira, 08 abril 2021 12:10

O Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), no âmbito do Projeto FOCO.UNTL, em articulação com a Faculdade de Educação, Artes e Humanidades e com a Embaixada de Portugal promove as VI Jornadas Pedagógicas entre os dias 13 e 15 de outubro de 2021.

Este evento académico, de natureza científica, cuja 1.ª edição ocorreu em 2016, congrega professores e estudantes universitários de vários departamentos da UNTL – Formação de Professores do Ensino Pré-Escolar, Departamento de Formação de Professores do Ensino Básico, Departamento de Ensino da Língua Portuguesa e do Centro de Língua Portuguesa.

A VI edição das Jornadas Pedagógicas tem três objetivos fundamentais:

  • divulgar trabalhos de monografia realizados pelos alunos finalistas;
  • apresentar comunicações ou pósteres no âmbito dos eixos definidos;
  • partilhar iniciativas e projetos realizados ou em curso no domínio do PLNM (Português Língua Não Materna)

Neste evento, procura-se promover um espaço plural de divulgação do conhecimento e de debate nas áreas da didática, da linguística, da educação digital, da cultura e literatura em PLNM.

As Jornadas Pedagógicas procuram, portanto, pensar a língua portuguesa e o seu ensino no contexto asiático, particularmente em Timor-Leste, pela especificidade associada ao multilinguismo e multiculturalismo, como também de fatores relacionados ainda com o domínio de competências tecnológicas e didáticas.

Neste contexto, está aberto o convite à submissão de resumos até 18 de abril de 2021 para o endereço de correio eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O Projeto FOCO.UNTL Projeto FOCO.UNTL – Formar, Orientar, Certificar e Otimizar com a Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL) é uma intervenção conjunta do Camões, I.P. e da UNTL e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino em Timor-Leste e para a consolidação da língua portuguesa como instrumento para aquisição e acesso ao conhecimento.