Timor-Leste: Projeto FOCO.UNTL | Formação em Certificação para professores do Centro de Língua Portuguesa

Publicado em segunda-feira, 29 janeiro 2024 11:25

A sessão de encerramento do 7.º Módulo de Formação em Certificação para os professores do Centro de Língua Portuguesa – Projeto FOCO.UNTL (projeto de cooperação bilateral estabelecido entre o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Universidade Nacional Timor Lorosa’e) decorreu na semana de 15 a 19 de janeiro de 2024.

Este módulo foi ministrado por Rui Vaz, Diretor dos Serviços de Língua do Camões, I.P., e por Manuel Oliveira, da Divisão de Programação, Formação e Certificação, da Direção de Serviços da Língua do Camões I.P., que tem vindo a realizar, no âmbito do projeto FOCO.UNTL, módulos de formação aos docentes timorenses do CLP desde 2019. Estiveram presentes a Diretora do Centro de Língua Portuguesa, Sabina Fonseca, o Vice-Reitor dos Assuntos Académicos e Garantia da Qualidade e Coordenador-Geral do Projeto FOCO.UNTL, Samuel Freitas, e o Coordenador Científico-Pedagógico do Projeto FOCO.UNTL, Paulo M. Faria.

Este foi o sétimo módulo realizado, sendo notável o progresso que os professores fizeram desde o primeiro módulo. Esta é uma qualificação extremamente importante, pois visa permitir que o CLP e a UNTL possam assumir autonomamente o papel de Centro Certificador da língua portuguesa em Timor-Leste.  

A propósito, Rui Vaz referiu que “A avaliação para certificação da Proficiência linguística é uma área de elevada complexidade e especialização. Para além de Portugal e do Brasil, Timor-Leste será o primeiro país da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) com esta competência. O Camões, I.P. está empenhado em continuar a apoiar a UNTL neste percurso formativo e na realização desta importante atividade."

O Coordenador-Geral do Projeto FOCO.UNTL e a Diretora do CLP valorizaram a importância da UNTL como promotora da língua portuguesa em Timor-Leste, onde o português é uma “língua de sangue” desde a formação desta instituição, que fará 25 anos em 2025.

Estima-se que o Centro de Língua Portuguesa – Projeto FOCO.UNTL possa vir a desempenhar funções, no presente ano de 2024, com a valência de Centro Certificador da língua portuguesa em Timor-Leste.

34382 3

34382 1