Timor-Leste: Projeto PFMO assina adenda de prorrogação até agosto de 2023 e entrega Servidores Seguros à Polícia Científica e de Investigação Criminal

Publicado em quarta-feira, 06 julho 2022 17:45

No dia 5 de julho de 2022, no Auditório do Ministério da Justiça de Timor-Leste, em Díli, realizou-se a cerimónia de assinatura da adenda ao Acordo de Delegação do projeto PFMO - “Parceria para a melhoria da prestação de serviços através do reforço da Gestão e da Supervisão das Finanças Públicas em Timor-Leste”, entre a União Europeia e o Camões I.P., que prorroga o seu período de implementação até agosto de 2023.

Na mesma ocasião, foram ainda entregues Servidores Seguros à Polícia Científica e de Investigação Criminal (PCIC), equipamento de elevada capacidade técnica, que contribuirá para um salto qualitativo no desenvolvimento de programas de cibersegurança e de combate ao cibercrime e particularmente direcionados para as suas necessidades operacionais. Veja o vídeo aqui.

A cerimónia contou com a presença do Ministro da Justiça, Tiago Amaral Sarmento, do Embaixador da União Europeia, Andrew Jacobs, da Embaixadora de Portugal, Manuela Bairos, do Diretor de Programas do Serviço Ordenador Nacional, Gregório Ferreira da Silva e do Diretor Nacional da PCIC, Vicente Fernandes e Brito, entre outros dirigentes e pontos focais do Projeto.

A adenda ao Acordo de Delegação vai permitir a implementação das atividades de capacitação de médio e longo prazo previstas no âmbito do PFMO, cuja execução ficou condicionada nos últimos anos em função da pandemia, estando ainda prevista a realização de novas atividades junto do Ministério da Justiça e do Ministério das Finanças de Timor-Leste.

O PFMO é um projeto financiado pela União Europeia e gerido e cofinanciado pelo Camões, I.P., contando com um orçamento global de 12,6 milhões de euros.

Saiba mais sobre o PFMO aqui.

33326 2

33326 3