Timor-Leste: Projeto Quinta Portugal-Dia de Campo do Agricultor

Publicado em terça-feira, 19 dezembro 2017 18:11

Realizou-se, no dia 14 dezembro de 2017, na vila de Aileu, uma sessão alusiva ao Dia de Campo do Agricultor, no âmbito do Projeto Quinta Portugal, que teve como objetivo divulgar as boas práticas agrícolas, com foco no cultivo da canela e da pitaia.

O evento, em que participaram agricultores e técnicos do Ministério da Agricultura e Pescas do município de Aileu (Timor-Leste), contribuiu para um melhor conhecimento técnico sobre estes cultivos, que começam agora a despertar maior atenção por parte de produtores e compradores locais.

Durante a sessão os formandos tiveram a oportunidade de visitar os campos de demonstração da Quinta Portugal, seguido de demonstrações práticas sobre técnicas específicas de cultivo da canela e pitaia. Participaram na formação cerca de 25 agricultores/formandos e alguns técnicos da equipa do Programa Global Climate Change Alliance da UE. O evento contou ainda com a presença do Embaixador de Portugal em Díli, da Adida para a Cooperação, do Diretor Regional de Agricultura do Município de Aileu e de um representante do Administrador do Munícipio.

O Projecto Quinta Portugal - Manutenção Fase II, é implementado pelo Camões, I.P. em parceria com o Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, com vista a alcançar os seguintes objetivos:

1) Reforçar e melhorar as práticas agrícolas, e produtividade, dos agricultores locais;

2) Estimular a diversificação na produção de culturas de rendimento, adaptadas às condições edafoclimáticas das zonas de produção; 3) Estabelecer novas parcerias e intervenções na área agrícola, que contribuam para o desenvolvimento de uma agricultura local sustentável e geradora de rendimentos.