Timor-Leste: Projeto Quinta Portugal recebe a Festa do Café de Aileu 2022

Publicado em quarta-feira, 14 setembro 2022 15:31

Entre os dias 9 e 10 de setembro de 2022 decorreu a Festa do Café de Aileu 2022 que, pelo terceiro ano consecutivo, celebra e premeia a qualidade dos cafés de Aileu, em Timor-Leste. O evento teve lugar no Centro Agroflorestal da Quinta Portugal, em Aileu, e contou com a presença de mais de três centenas de visitantes e uma centena de produtores de café.

Integrado neste evento, decorreu a realização do primeiro concurso nacional de baristas de Timor-Leste, onde participaram cerca de trinta jovens timorenses de todo o país, que competiram para encontrar o melhor barista na preparação de cafés usando diferentes técnicas, mas utilizando sempre como matéria-prima o melhor café de Aileu. O evento culminou com a atribuição de prémios aos melhores produtores de cafés de Aileu, em 2022. Foram entregues prémios aos dez melhores produtores de cafés, num total de 129 amostras a concurso.

A cerimónia contou com a presença da Embaixadora de Portugal em Timor-Leste, Manuela Bairos, do Embaixador da Nova Zelândia em Timor-Leste, Philip Hewitt, e do Diretor Nacional de Empreendimentos e Atividades Turísticas do Ministério do Turismo, Comércio e Indústria de Timor-Leste, Júlio Ximenes.

A Festa do Café de Aileu 2022 foi uma organização conjunta da Cooperação Portuguesa através do Projeto Quinta Portugal, gerido e desenvolvido com o financiamento do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em parceria com o Ministério da Agricultura e Pescas de Timor-Leste, da Associação Café Timor (ACT) e da The Asia Foundation Timor-Leste, com o apoio financeiro da Embaixada da Nova Zelândia em Timor-Leste.

33440 2

33440 3

33440 4