Timor-Leste: Semana do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Publicado em quinta-feira, 05 maio 2022 11:13

Na semana em que decorre o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se celebra a 5 de maio de 2022, o Centro de Língua Portuguesa - Projeto FOCO.UNTL, da Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL) leva ao palco uma leitura encenada de "O Conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago, no quadro da iniciativa "Português no Bairro", inserida no projeto FOCO.UNTL.

A antestreia do espetáculo ocorreu no dia 4 de maio de 2022 no Auditório da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da UNTL. No dia 5 de maio de 2022, a leitura encenada de "O Conto da Ilha Desconhecida" é apresentada, às 15h00, ao público geral, no Camões - Centro Cultural Português em Díli.

Em 2022, ano em que se comemora o centenário do nascimento do autor (1922-2010), os professores do projeto FOCO.UNTL, no âmbito da iniciativa "Português no Bairro", adaptaram uma pequena grande narrativa do Prémio Nobel da Literatura a texto dramático.

A língua portuguesa, a par do tétum, é uma das línguas oficiais do país, que a 20 de maio de 2022, celebra o 20.º aniversário da independência. As celebrações contarão com a presença do Presidente de República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

A iniciativa "O Português no Bairro", assenta na divulgação da língua portuguesa junto dos sucos (a menor divisão administrativa de Timor-Leste).

O projeto FOCO.UNTL tem como objetivo a melhoria da qualidade do ensino em Timor-Leste e a consolidação da língua portuguesa como instrumento para aquisição e acesso ao conhecimento e beneficia do cofinanciamento do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., no âmbito da cooperação bilateral.