Timor-Leste: Semana do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Publicado em quarta-feira, 03 maio 2023 10:50

O Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), no âmbito do projeto FOCO.UNTL, na semana em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa, efeméride assinalada no dia 5 de maio de 2023, promove atividades dirigidas ao público estudantil e à comunidade. A entrada é livre.

Das atividades previstas, destaca-se o lançamento do livro "Os velhos também querem viver", de Gonçalo M. Tavares, em edição bilingue português e tétum, no dia 5 de maio, no Camões  Centro Cultural Português em Díli, junto à Embaixada de Portugal em Timor-Leste.

Ao longo da semana, será publicado um conjunto de testemunhos em vídeo recolhidos na comunidade, dinamizam-se oficinas de Escrita Criativa, Linguística e de Ensino de Língua e Poesia, e terá lugar a leitura de "O Lafaek e a Manu-liin", uma adaptação da obra "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", de Jorge Amado. Destacam-se ainda as seguintes atividades:

- Dia 2 de maio, ocorre o lançamento de uma gravação em vídeo de textos literários em língua portuguesa, intitulada “Amor à língua portuguesa...”, que pode ser visionada nas páginas de Facebook do Centro de Língua Portuguesa e do Centro Cultural Português de Díli.

- Dia 3 de maio, às 14h00, tem lugar a «Oficina de Escrita Poética: Práticas Experimentais». Esta atividade decorre no Camões Centro Cultural Português em Díli.

- Dia 3 de maio, às 14h00, na Sala Fernando Sylvan (Biblioteca Camões – UNTL), realiza-se a "Oficina de Escrita Criativa - A literatura em português como passaporte para a escrita".

- Dia 4 de maio, entre as 9h00 e as 12h00, no Camões Centro Cultural Português em Díli, decorre a "Oficina de Linguística e Ensino de Língua: Criar pontes na aprendizagem do Português L2 por falantes de Tétum L1".

- Dia 6 de maio, na sede do Suco de Bemori, às 14h00, acontece a estreia da leitura adaptada da obra infantojuvenil "O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá", de Jorge Amado.

- Dia 6 de maio, no Timor Plaza, realiza-se o "Livro em exposição", com a apresentação de "Os velhos também querem viver", de Gonçalo M. Tavares.

O FOCO.UNTL é um projeto coexecutado e cofinanciado pela UNTL e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.