Timor-Leste: Vice-Presidente do Camões, I.P. visita formandos do projeto Consultório da Língua para Jornalistas

No dia 19 de julho de 2022, em Díli, os 19 formandos do projeto Consultório da Língua para Jornalistas (CLJ), em Timor-Leste, receberam a visita da Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Cristina Moniz, que se encontra em missão no país para tomar contacto com os projetos de Cooperação entre os dois países.
No encontro, Cristina Moniz, respondendo a uma pergunta do formando Miguel Taveiro, disse ser a favor de que formandos timorenses tenham a possibilidade de realizar um estágio profissional ou académico em território português, considerando que a experiência pode resultar em benefícios para ambas as partes. “É uma boa oportunidade para que, tanto os jornalistas de Timor-Leste como os de Portugal, possam aprender uns com os outros. É importante, porém, que cada um de vocês continue a buscar o aprimoramento em língua portuguesa, e não se esqueçam de que a leitura é muito importante”, afirmou Cristina Moniz, que elogiou o nível de português dos formandos e aproveitou para conhecer os 9 formadores e os 6 revisores que compõem a equipa da CLJ.
A Vice-Presidente destacou ainda que os projetos de Cooperação apoiados pelo Camões, I.P., em Timor-Leste, atendem a necessidades identificadas por diversos setores académicos e institucionais da sociedade timorense.
Na visita, a Vice-Presidente do Camões, I.P. esteve acompanhada pela Diretora de Serviços de Cooperação Bilateral, Carolina Estróia, da Chefe de Divisão do Gabinete de Planeamento, Programação e Estatística, Ana Correia, da Técnica Superior do Gabinete de Avaliação e Auditoria, Bárbara Lemos, da Adida para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Timor-Leste, Cristina Faustino, e da Assessora para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Timor-Leste, Jéssica Bastos.
Em atividade desde 2015, o CLJ em Timor-Leste resulta de uma parceria entre o Camões, I.P. e o Ministério dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social daquele país. O projeto tem a finalidade de melhorar as competências técnicas e linguísticas de profissionais da comunicação social timorense, contribuindo dessa maneira para uma melhor divulgação de conteúdo fidedigno em língua portuguesa. O português é um dos idiomas oficiais de Timor-Leste.
A iniciativa já contemplou cerca de 250 jornalistas do país, entre profissionais da imprensa escrita, televisão, rádio e assessores de imprensa do Governo. Após a conclusão da formação atual, os futuros jornalistas do CLJ farão um estágio nos órgãos de comunicação de Timor-Leste.
Este projeto é cofinanciado pelo Governo timorense e pela Cooperação Portuguesa, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.