Timor-Leste: Vice-Presidente do Camões, I.P. visita formandos do projeto Consultório da Língua para Jornalistas

Publicado em quarta-feira, 20 julho 2022 15:10

No dia 19 de julho de 2022, em Díli, os 19 formandos do projeto Consultório da Língua para Jornalistas (CLJ), em Timor-Leste, receberam a visita da Vice-Presidente do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Cristina Moniz, que se encontra em missão no país para tomar contacto com os projetos de Cooperação entre os dois países.

No encontro, Cristina Moniz, respondendo a uma pergunta do formando Miguel Taveiro, disse ser a favor de que formandos timorenses tenham a possibilidade de realizar um estágio profissional ou académico em território português, considerando que a experiência pode resultar em benefícios para ambas as partes. “É uma boa oportunidade para que, tanto os jornalistas de Timor-Leste como os de Portugal, possam aprender uns com os outros. É importante, porém, que cada um de vocês continue a buscar o aprimoramento em língua portuguesa, e não se esqueçam de que a leitura é muito importante”, afirmou Cristina Moniz, que elogiou o nível de português dos formandos e aproveitou para conhecer os 9 formadores e os 6 revisores que compõem a equipa da CLJ.

A Vice-Presidente destacou ainda que os projetos de Cooperação apoiados pelo Camões, I.P., em Timor-Leste, atendem a necessidades identificadas por diversos setores académicos e institucionais da sociedade timorense.

Na visita, a Vice-Presidente do Camões, I.P. esteve acompanhada pela Diretora de Serviços de Cooperação Bilateral, Carolina Estróia, da Chefe de Divisão do Gabinete de Planeamento, Programação e Estatística, Ana Correia, da Técnica Superior do Gabinete de Avaliação e Auditoria, Bárbara Lemos, da Adida para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Timor-Leste, Cristina Faustino, e da Assessora para a Cooperação da Embaixada de Portugal em Timor-Leste, Jéssica Bastos.

Em atividade desde 2015, o CLJ em Timor-Leste resulta de uma parceria entre o Camões, I.P. e o Ministério dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social daquele país. O projeto tem a finalidade de melhorar as competências técnicas e linguísticas de profissionais da comunicação social timorense, contribuindo dessa maneira para uma melhor divulgação de conteúdo fidedigno em língua portuguesa. O português é um dos idiomas oficiais de Timor-Leste.

A iniciativa já contemplou cerca de 250 jornalistas do país, entre profissionais da imprensa escrita, televisão, rádio e assessores de imprensa do Governo. Após a conclusão da formação atual, os futuros jornalistas do CLJ farão um estágio nos órgãos de comunicação de Timor-Leste.

Este projeto é cofinanciado pelo Governo timorense e pela Cooperação Portuguesa, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

33368 l1

33368 l2

33368 l3

33368 l4

33368 l6