Timor-Leste: VII Jornadas Pedagógicas

Publicado em terça-feira, 12 abril 2022 14:53

O Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), no âmbito do Projeto FOCO.UNTL, em articulação com a Embaixada de Portugal em Díli, promove as VII Jornadas Pedagógicas, cuja edição de 2022 decorre entre os dias 19 a 21 de outubro de 2022. Esta iniciativa conta com as parcerias do Gabinete de Pós-Graduação e Pesquisa da UNTL, e da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades. O evento decorre em diversos espaços, como o Campus Central da UNTL, o Arquivo & Museu da Resistência e a Embaixada de Portugal em Díli.

Este evento académico de natureza científica, cuja 1.ª edição ocorreu em 2016, congrega professores e estudantes universitários de vários Departamentos da UNTL (língua portuguesa, educação pré-escolar, formação de professores do ensino básico), assim como convidados nacionais e internacionais.

A VII edição das Jornadas Pedagógicas tem três objetivos fundamentais:

  • divulgar trabalhos de monografia realizados por alunos finalistas;
  • apresentar comunicações ou pósteres no âmbito dos eixos definidos;
  • partilhar iniciativas e projetos realizados ou em curso no domínio da língua portuguesa.

Num momento em que estudos realizados nos mais diversos contextos culturais e sociais alertam para a relação entre a competência leitora e o desenvolvimento de competências linguísticas e comunicativas, pretende-se que esta edição das Jornadas proporcione uma oportunidade de reflexão sobre as relações que se estabelecem entre literatura, leitura e prática docente no processo de ensino e aprendizagem do português. A leitura e a formação de leitores representam um desafio cada vez mais complexo para alunos e professores, e as dificuldades em ler e comunicar de forma eficaz são uma realidade em muitos contextos académicos e profissionais, espera-se que a pesquisa, nesta área, possa contribuir com novos conhecimentos, métodos e práticas para um ensino mais eficiente da língua portuguesa. Acresce ainda o facto de 2022 ser um ano em que a leitura e os livros ganham ainda maior relevo, ao decorrerem as comemorações do centenário de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura.

Pensar a língua portuguesa e o seu ensino em Timor-Leste, nos países lusófonos, no mundo, num contexto em que a sala de aula é cada vez mais um espaço multilingue e multicultural povoado por diferentes conhecimentos tecnológicos e onde o papel da literatura e da leitura é frequentemente questionado, constitui o grande desafio proposto aos investigadores que em outubro de 2022 participarão nas VII Jornadas Pedagógicas. Neste evento, procura-se promover um espaço plural de divulgação do conhecimento e de debate nas áreas da didática, da linguística, da educação digital, da cultura e literatura em língua portuguesa.

Este evento científico conta com o apoio do Banco Nacional Ultramarino, da Fundação Oriente em Timor-Leste e do Arquivo & Museu de Resistência Timorense.

A submissão de resumos deve ser feita até 30 de abril de 2022 para o endereço de correio eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A inscrição de presenças e a informação relativamente às Jornadas Pedagógicas será atualizada na página do Facebook do Centro de Língua Portuguesa da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, aqui.