Timor-Leste: Workshops formativos sobre “Criminalidade Económica e Financeira” no âmbito do projeto PACED

Publicado em terça-feira, 10 maio 2022 09:48

Terminou a 4 de maio de 2022 o último ciclo de workshops formativos sobre “Criminalidade Económica e Financeira” em Timor-Leste, no âmbito do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste (PACED), desenvolvidos pelo Observatório Permanente da Justiça do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Estes Ciclos de Conhecimento, Partilha de Experiências e Boas Práticas – "Prevenir e lutar eficazmente contra a corrupção, branqueamento de capitais e crime organizado", assumiram o objetivo de reunir em cada país parceiro do PACED, as entidades com competências na prevenção e combate à referida criminalidade, promovendo a discussão sobre as boas praticas de uma ação conjunta.

Desde 2018, realizaram-se onze Encontros de Conhecimento PALOP-TL e quatro workshops, que constituíram momentos privilegiados que permitiram o diálogo amplo sobre cooperação interinstitucional em cada um dos países, organizados em parceria com entidades judiciárias, governamentais ou académicas de cada país.

O Projeto PACED tem por objetivo contribuir para a afirmação e consolidação do Estado de Direito nos PALOP e Timor-Leste, através da melhoria da capacidade destes Estados em prevenir e lutar eficazmente contra a corrupção, o branqueamento de capitais e o crime organizado, especialmente o tráfico de estupefacientes.

Com duração até junho de 2022, o PACED tem um orçamento global de 8,4 milhões de euros, financiado através do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento da União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Saiba mais em www.paced-paloptl.com

33112 2