Trabalhadores humanitários homenageados em Dia Mundial

Publicado em terça-feira, 19 agosto 2014 08:04

O Dia Mundial da Ajuda Humanitária é assinalado hoje, 19 de agosto, com uma homenagem aos trabalhadores que arriscam a sua vida diariamente para ajudar as vítimas de guerras e catástrofes naturais em todo o mundo.

A data é também uma ocasião para prestar tributo a todos os que foram vítimas de ataques e, em consequência disso, foram feridos, sequestrados ou mortos, segundo a campanha lançada pela Comissão Europeia a propósito do dia.

O Dia Mundial da Ajuda Humanitária é celebrado anualmente, em memória das vítimas do atentado à sede das Nações Unidas em Bagdade, a 19 de agosto 2003, que resultou na morte de 22 pessoas, incluindo o Representante Especial das Nações Unidas no Iraque, Sérgio Vieira de Mello, que foi também chefe da missão da ONU em Timor-Leste. Todos os anos as Nações Unidas assinalam este dia, promovendo uma campanha global, liderada pela Coordenação dos Assuntos Humanitários.

As guerras estão a aumentar e o mesmo acontece com a natureza dos conflitos. Na Síria e no Iraque, existe atualmente uma vasta zona de combate, que afeta intermitentemente a população civil, sem que haja um fim em vista.

Números recentes revelam uma subida alarmante do número de agressões envolvendo trabalhadores humanitários em todo mundo. Em 2013, foram atacadas 454 pessoas, das quais mais de um terço foram mortas.

O trabalho dos agentes humanitários tem vindo a tornar-se cada vez mais perigoso. Desde 2003, o número de ataques contra estes trabalhadores quadruplicou. Só em 2013 foram mortos, em média, mensalmente, 12 trabalhadores humanitários e foram sequestrados mais de 10. Todas as semanas têm sido atacados e feridos, em média, 3 trabalhadores humanitários.

Esta data é também uma oportunidade para reiterar a importância do respeito pela lei humanitária internacional e para chamar a atenção para os enormes desafios humanitários que o mundo enfrenta.

O Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., é o organismo da Administração Pública responsável por assegurar e coordenar as intervenções portuguesas no domínio da ajuda humanitária e de emergência.

Informação relativa ao Dia da Ajuda Humanitária pode ser consultada nos sítios:

http://ec.europa.eu/echo/en/resources-campaigns/campaigns/world-humanitarian-day-2014

http://www.un.org/en/events/humanitarianday/

http://worldhumanitarianday.org

Uma comunicação em vídeo da Comissária Europeia pode ser descarregada em http://ec.europa.eu/echo/files/whd2014/Video_message_Commissioner.zip. A palavra-passe é: WHD2014.