Trabalho conjunto entre o Camões, I.P. e a Expertise France, em prol do desenvolvimento

Publicado em quarta-feira, 25 setembro 2019 17:09

No dia 25 de setembro de 2019, o Camões, I.P. recebeu em Lisboa uma delegação da Expertise France, no âmbito do trabalho que as duas instituições desenvolvem em conjunto. A equipa do Camões, I.P. foi liderada pelo Vice-Presidente Gonçalo Teles Gomes e a delegação da Expertise France pelo seu Diretor-Geral adjunto, Hervé Conan.

Ambas as instituições desempenham um papel central nas políticas de cooperação para o desenvolvimento de França e Portugal, pelo que esta ocasião permitiu uma troca de experiência e de reforço do conhecimento mútuo, fundamentais para o esforço conjunto de projeção de soluções verdadeiramente europeias junto dos respetivos países parceiros.

Foram discutidas oportunidades de mais e melhor cooperação conjunta, em particular em África e na América Latina, partindo das mais-valias dos respetivos sistemas de cooperação.

Foi ainda feito um balanço da parceria em curso no setor do Ensino Técnico e da Formação Profissional em Angola, através do projeto RETFOP, financiado pela União Europeia e gerido por ambas as instituições. Este projeto ambiciona, revitalizar o sistema de ensino técnico e formação profissional, melhorando o seu funcionamento, aumentando a relevância da oferta formativa, e promovendo um quadro nacional de qualificações integrado em Angola.

O Camões, I.P. e a Expertise France são membros da Practitioners Network for European Development Cooperation, um fórum privilegiado de partilha, coordenação e harmonização de boas práticas entre agências europeias de referência na cooperação para o desenvolvimento.