Brasil: Alberto Veloso faz tremer a Europa e o Brasil em livro

Publicado em sexta-feira, 27 novembro 2015 18:40

A Embaixada de Portugal e o Centro Cultural Português em Brasília/Camões, I.P. organizam no próximo dia 2 de dezembro de 2015, pelas 19h00, no auditório Camões, I.P. daquela representação diplomática, o lançamento do livro “Tremeu a Europa e o Brasil Também”, do geólogo brasileiro Alberto Veloso.

Num ano em que se celebra o 260º aniversário do Terremoto de Lisboa, o livro aborda esse fatídico dia 1 de novembro de 1755, que além de destruir a cidade de Lisboa, assolou o velho continente com um maremoto que continuou sua marcha rumo ao Atlântico Sul chegando ao litoral brasileiro.

O livro mistura acontecimentos sismológicos com outras histórias que passam por reinados de Portugal, chegam ao Brasil, atravessam o Império e atingem os nossos dias, mostrando que os terremotos continuarão a acontecer porque a máquina geológica que os produz não cessa de trabalhar.

Alberto Afonso é geólogo, mestre em geofísica, sismologia, foi professor da Universidade de Brasília e foi colaborador da ONU. É pesquisador de acontecimentos sísmicos históricos e escreve artigos de divulgação científica para jornais, para além de autor.

A entrada para o evento é gratuita.