Ucrânia: Inauguração do Centro de Língua Portuguesa em Kiev

Publicado em terça-feira, 08 maio 2018 16:02

No dia 2 maio de 2018 foi inaugurado em Kiev (Ucrânia) o 66.º Centro de Língua Portuguesa, na sede da Universidade Nacional de Linguística.

 

A cerimónia de assinatura decorreu em ambiente festivo, com participação do Vice-Ministro da Juventude e Desporto, Mycola Movchan, o Reitor da Universidade e responsáveis do Departamento de Línguas W/S da Europa daquela Universidade bem como com o envolvimento entusiasta dos estudantes de língua portuguesa que declamaram o poema “Mar Português” de Fernando Pessoa e cantaram várias canções populares portuguesas num português quase fluente. O Vice-Ministro, por seu lado, após o ritual da troca dos textos já assinados, fez questão de declamar o poema de Camões “Amor é fogo que arde sem se ver”.

Assistiram igualmente ao evento vários docentes do departamento de português da primeira Universidade de Kiev, Universidade Taras Schevchenko.

Do lado português, o Camões, I.P. esteve representado pela Vogal do Conselho Diretivo, Teresa Macedo, e pela Embaixadora de Portugal em Kiev e restantes membros da respetiva Embaixada.