UE-ACTIVA – Projeto de Apoio Integrado ao Desenvolvimento Rural na Guiné-Bissau| Centro de Ensino e Formação Agrícola

Publicado em quarta-feira, 02 agosto 2017 17:59

O novo Centro de Ensino e Formação Agrícola (CEFA) em Buba, promovido no âmbito do Eixo 3 do Programa UE-ACTIVA, irá iniciar as suas atividades de formação no próximo ano letivo. As inscrições para o ingresso neste curso estarão abertas até ao dia 30 de agosto de 2017 e poderão ser feitas nas escolas católicas existentes no país.

O CEFA, administrado em parceria com a Cáritas da Guiné-Bissau, visa dotar jovens empreendedores que tenham finalizado o 9º ano de escolaridade, com uma maior capacidade para a produção agrícola, de forma a contribuir para a transição da agricultura de subsistência para uma agricultura de rendimento ou até mesmo empresarial.

De forma a colmatar a reduzida oferta ao nível da formação especializada em agricultura no país, este programa administrado pelo Camões I.P., pretende formar 90 jovens por ano, na introdução de novas técnicas e tecnologias que conduzam ao aumento do volume, da qualidade e da diversidade da produção agrícola, incutindo ainda uma orientação para o empreendedorismo.

Para o efeito, o Centro disponibilizará, laboratórios de química, biologia e geologia, salas de informática, campos agrícolas experimentais e tratores e materiais agrícolas que poderão garantir uma forte componente prática no curso. Os futuros técnicos agrícolas serão capacitados por um corpo docente especializado, com ampla experiência na área.

Os alunos formados no CEFA, para além da formação especializada em agricultura, terão equivalência ao 12º ano, uma vez que beneficiarão igualmente de aulas do currículo secundário oficial.

Pretende-se ainda que o CEFA se torne no centro de referência a nível nacional, de prestação de serviços a agricultores e empresas de forma a melhorar o acesso a serviços agrícolas no país.

O EU-ACTIVA (Ações Coletivas e Territoriais Integradas para a Valorização da Agricultura) é um programa de desenvolvimento rural integrado, financiado pelo 10º Fundo Europeu de Desenvolvimento. O seu Eixo 3 - Apoio Integrado ao Desenvolvimento Rural (PAIDR), é cofinanciado e administrado pelo Camões, I.P. Com duração prevista até 2019, o orçamento a cargo do Camões, I.P. ascende a EUR 4 milhões.

Para mais informações sobre este evento e sobre o Programa consulte: https://www.facebook.com/programaueactivaintensificacaoagricultura/