Luxemburgo: Lançamento de “A Última Carta de Carlota Joaquina”, de José Manuel Saraiva

Publicado em quinta-feira, 11 dezembro 2014 16:29

A mais recente obra de José Manuel Saraiva, “A Última Carta de Carlota Joaquina”, vai ser apresentada no Centro Cultural Português/Camões, I.P., no dia 12 de dezembro de 2014, às 18h30.

Neste romance - com chancela da Porto Editora - José Manuel Saraiva coloca-se na pele da rainha Carlota Joaquina, relatando em forma de diário como decorreu a aventura extraordinária da viagem marítima da corte portuguesa para o Brasil, no ano de 1808.

O evento, de entrada livre, conta com organização da Coordenação do Ensino do Português no Luxemburgo.

José Manuel Saraiva nasceu na aldeia de Santo António d'Alva, em 1946. Foi jornalista de O Diário, Diário de Lisboa, Grande Reportagem e Expresso. É autor de dois documentários sobre a Guerra Colonial, produzidos pela SIC, um dos quais transmitido também pelo canal Arte.

É sua igualmente a história que deu origem ao telefilme A Noiva, de Luís Galvão Teles. As Lágrimas de Aquiles (2001), o primeiro romance,foi inspirado na sua experiência na guerra colonial, na Guiné-Bissau. Seguiram-se os romances Rosa Brava (2005), romance histórico baseado na vida de Leonor Teles, Aos Olhos de Deus (2008), e A Terra Toda (2011).