Um ano de projeto "1 000 dias de boa alimentação - de mãos dadas entre a agricultura e a nutrição pelas mulheres grávidas e crianças do distrito da Ilha de Moçambique"

Publicado em quinta-feira, 13 janeiro 2022 09:56

O projeto "1 000 dias de boa alimentação - de mãos dadas entre a agricultura e a nutrição pelas grávidas e crianças do distrito da Ilha de Moçambique" completou a sua primeira fase, que corresponde a 1 ano de implementação, no mês de dezembro de 2021.

Este projeto é desenvolvido pela ONGD Helpo em parceria com a ONGD VIDA, os Serviços Distritais da Saúde, Mulher e Ação Social do Distrito da Ilha de Moçambique, a Direção Provincial da Agricultura e Pescas de Nampula e a Universidade de Lúrio – Unilúrio. É cofinanciado pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Tem como objetivo específico melhorar o estado nutricional durante os primeiros 1 000 dias de vida, através da produção dos alimentos locais e da sua disponibilidade anual utilizando técnicas de conservação, transformação e armazenamento, com medidas de combate à pandemia Covid-19, no distrito da Ilha de Moçambique.

Dos resultados alcançados neste primeiro ano destaca-se a criação de 5 campos de demonstração comunitária, onde foram realizados canteiros de demonstração utilizando práticas de agroecologia e produzidas várias espécies produtivas (beterraba, cenoura, pepino, couve, cebola, pimento, quiabo e tomate e batata-doce de polpa alaranjada).
Nos campos de demonstração comunitária foram também realizadas formações on-the-job em técnicas agroecológicas e distribuídos materiais e ferramentas para o cultivo, e ainda material vegetativo e sementes a agregados familiares destas comunidades, de forma a replicarem nas suas machambas as práticas e técnicas aprendidas.

É ainda digno de registo a criação de uma rede de 25 mulheres ativistas, que receberam formação básica em nutrição e segurança alimentar com o intuito de aumentar os seus conhecimentos no âmbito da nutrição, contribuindo para uma maior diversificação alimentar das famílias e reduzindo, entre outros, os efeitos da sazonalidade na disponibilidade de alimentos.

32858 2