São embarcações modernas, rápidas que podem chegar a 90 km/h e percorrer até 200 milhas náuticas. Os barcos estão equipados com tecnologia de comunicação e navegação de ponta, prontos para enfrentar até os mares mais difíceis. Ambos vem ajudar o país a combater a pirataria, o tráfico ilícito, a pesca ilegal e outras ameaças transnacionais.
A entrega está enquadrada no projeto Support to West Africa Integrated Maritime Security - SWAIMS, financiado pela União Europeia. Além de Cabo Verde, mais 12 países costeiros da CEDEAO vão receber navios semelhantes para reforçar a segurança marítima no Golfo da Guiné.
A cerimónia oficial teve lugar no passado dia 4 de novembro d 2025, no Porto Grande do Mindelo, ilha de São Vicente, e contou com a presença da Ministra da Defesa Nacional de Cabo Verde, Janine Lélis, da Embaixadora da União Europeia na cidade da Praia, Sylvie Millot, e, pela parte portuguesa, do Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional de Portugal, Nuno Pinheiro Torres, e da Presidente do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Florbela Paraíba.
Mais do que duas embarcações, esta ação é um sinal de confiança, amizade e um investimento na segurança e no futuro de Cabo Verde.


