Unidades de Informação Financeira dos PALOP e Timor-Leste aprofundam cooperação sobre recuperação de ativos

Publicado em sexta-feira, 29 maio 2020 10:02

Decorreu a 26 e 27 de maio de 2020, o 3.º Fórum de reflexão, partilha e criação de redes colaborativas entre as Unidades de Informação Financeira dos PALOP e Timor-Leste (UIF), reunindo mais de 50 participantes e profissionais.

Do encontro resultará um conjunto de recomendações para uma cooperação mais efetiva entre estes países, no âmbito da recuperação de ativos e combate ao branqueamento de capitais.

Este foi o 3.º fórum das Unidades de Informação Financeira e o 12.º evento do género realizado no âmbito do PACED - Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste, e resulta da parceria com a UIF de Angola, o Serviço de Recuperação de Ativos da Procuradoria-Geral da República de Angola, a Procuradoria-Geral da República Portuguesa, a UIF da Polícia Judiciária de Portugal, o Instituto de Cooperação Jurídica da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a Faculdade de Direito de Bissau e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões de Portugal.

O PACED tem como objetivos a afirmação e consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste, assim como a prevenção e luta contra a corrupção, o branqueamento de capitais e a criminalidade organizada, em particular, o tráfico de estupefacientes.

Com duração até dezembro de 2020, o PACED tem um orçamento global de 8,4 milhões de euros (7 milhões financiados pela União Europeia ao abrigo do 10.º Fundo Europeu de Desenvolvimento e 1,4 milhões de euros pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I. P.), dos quais 8,05 milhões de euros administrados diretamente pelo Camões, I. P..

Notícias:

https://www.inforpress.cv/uif-dos-palop-e-timor-leste-reunem-se-para-reforco-da-cooperacao/

http://www.rcv.cv/index.php?paginas=21&id_cod=24621

https://e-global.pt/agenda/unidades-de-informacao-financeira-dos-palop-e-timor-leste-reforcam-cooperacao/

31622 1 

O Fórum foi antecedido de um momento cultural, on-line, com a atuação do Coimbra Gospel Choir.

31622 2

31622 3