EUA: Universidade da Califórnia celebra 125 anos de Fernando Pessoa

Publicado em quarta-feira, 10 abril 2013 12:50

O 125º aniversário do nascimento do autor de “Mensagem” vai ser assinalado na Universidade da Califórnia - Berkeley (UC Berkeley), nos Estados Unidos da América (EUA), com a conferência Fernando Pessoa - The Embodiment Of Shadow, no dia de 10 de abril, uma iniciativa apoiada pelo Camões, IP.

O dia de conferências dedicadas a Pessoa começa às 10h, com a cerimónia de abertura a cargo de Nuno Mathias, Cônsul Geral de Portugal em São Francisco.

A primeira intervenção da conferência, às 10h20, será subordinada ao tema “Fernando Pessoa: A incorporação múltipla do modernismo”, numa palestra de Ricardo Brites, docente do Camões IP e da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. Segue-se José Cunha Rodrigues, do Camões IP/Boston College, sobre “Pessoa Mutante — A Kabbalah no subtexto da heteronímia”.

“Tragédia sem trama — uma abordagem do Livro do Desassossego de Fernando Pessoa” é o tema escolhido por Sebastião Edson Macedo, aluno de Doutoramento da Universidade da Califórnia, Berkeley, para a terceira intervenção do dia, às 11h10. O escritor português Jacinto Lucas Pires discursará sobre “O Fantasma do Pessoa”, pelas 11h30.

De tarde, a iniciativa continua com a projeção de “Filme do Desassossego”, de João Botelho, às 13h30, que será introduzido por Natália Brizuela, professora associada da UC Berkeley. No mesmo dia, entre as 16h e as 17h30, será inaugurada a exposição “Os Lugares de Pessoa/The Places os Pessoa”, no Moses Hall da universidade.