França: Universidade Jean Monnet com ciclo de temática brasileira

Publicado em sábado, 08 dezembro 2012 16:50

Uma conferência sobre temática brasileira proferida pelo escritor e etnólogo francês Jean-Yves Loude e a exibição do filme Quincas Berro d’Água constituem o programa O Brasil – país de tradições e de encontros, que se vai realizar a 10 e 12 de dezembro no âmbito das comemorações do centenário do escritor brasileiro Jorge Amado na Universidade Jean Monnet, em Saint-Étienne, França.

Trata-se de uma organização conjunta do leitorado de português, do Departamento de Espanhol, Português e Catalão e do Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas (LEA) da Universidade Jean Monnet de Saint-Étienne, e da Faculdade de Artes, Letras e Línguas da Universidade Jean Monnet.

A 10 de dezembro, Jean-Yves Loude apresentará ao público universitário e alunos dos cursos de Português a sua mais recente investigação sobre o Brasil, da qual será editado o livro Pépites Brésiliennes.

A 12 de dezembro, será feita a projeção da longa-metragem Quincas Berro d’Água, adaptada de uma novela de Jorge Amado. O filme, recorrendo ao humor e a um tom extremamente cómico, mostra de forma bem interessante o universo baiano de Jorge Amado.

Do vasto programa de atividades do Leitorado de Português e do Departamento de Português, Espanhol e Catalão, é de realçar as já realizadas em 2010 e 2011 como leituras musicais de textos de autores, encontros com escritores, exposições, concertos, conferências, colóquios internacionais e apresentações de peças teatrais.

Estão previstas mais atividades culturais para 2013, nomeadamente uma conferência-concerto sobre o Fado por Manuel Mendes, uma Noite de Fado com Custódio Castelo, encontros com a escritora Alice Machado, com o desenhista Cyril Pedrosa, com o escritor Miguel Real, exposições de pintura e de fotografia que ilustram as culturas portuguesa e lusófonas, e vários momentos culturais acerca da Lusofonia.