Uruguai: 7.ª Semana do Cinema Português, em Montevideu

Publicado em segunda-feira, 20 junho 2022 16:35

De 16 a 22 de junho de 2022, decorre em Montevideu, a 7.ª Semana do Cinema Português, uma atividade organizada pela Cinemateca Uruguaia, Associação Cinematográfica Vaivem, Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e Embaixada de Portugal em Montevideu, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

A Semana do Cinema Português é um espaço de programação anual, dedicada à promoção do cinema português contemporâneo de elevada qualidade e originalidade. Depois de uma 6.ª edição marcada pela modalidade virtual, a Semana do Cinema Português regressa à sala da Cinemateca Uruguaia.

Uma das propostas que já faz parte da identidade da Semana do Cinema Português é o foco dedicado ao pós-colonialismo. Este foco compreende uma seleção de filmes que exploram os vestígios e sombras de um passado de violência e conquista, ao mesmo tempo que questionam o presente, fazem perguntas difíceis ou propõem novas leituras sobre problemas ainda em vigor nas sociedades europeias. Um exemplo claro disso é "Serpentário", a primeira longa-metragem de Carlos Conceição, que consegue fazer o passado colonial coexistir com as paisagens pós-apocalípticas mais alucinadas, típicas da ficção científica. Em "Visões do Império", Joana Pontes traça, numa perspetiva documental, as instituições oficiais encarregadas de preservar o arquivo material do período colonial, lançando luz sobre as histórias que se encontram escondidas em cada um destes objetos. Por sua vez, com uma câmara Super 8 na mão, Ico Costa filma em "Timkat" um dos mais importantes rituais religiosos da Etiópia, enquanto investiga as conotações históricas e políticas que esta cerimónia tem para os milhares de pessoas que se mobilizam para a celebrar.

O cinema sempre foi um tema permeável, e mesmo quando se tenta lutar para evitá-lo, o presente acaba por tingir as obras de uma forma misteriosa. O contexto em que é filmado transforma necessariamente o filme e na secção Panorama isso torna-se ainda mais palpável. Um tema de validade global cruza o núcleo dramático de "No Táxi do Jack", de Susana Nobre. O labirinto de obstáculos burocráticos do sistema de aposentadoria envolve Joaquim, o protagonista, ao chegar ao fim da sua vida profissional e recordar os seus dias de taxista nas ruas de Nova Iorque.

Com uma formação focada nas artes plásticas, Catarina Vasconcelos surpreende com um filme de estreia repleto de requinte formal e força poética. "A Metamorfose dos Pássaros" investiga a história de uma família marcada por um pai ausente, consumido pelo seu comércio em alto mar, e de uma mãe que cumpre o seu papel de espinha dorsal numa casa cheia de objetos, memórias e segredos.

Precisamente, os segredos de família são também centrais para Paulo Carneiro em "Bostofrio, où le ciel rejoint la terre". Documentário na primeira pessoa impulsionado pelo desejo de compreender o passado nebuloso dos seus avós que se torna um retrato de uma cidade que parece parada no tempo, os seus habitantes e a sua história, sempre parcialmente inacessíveis. Os testemunhos de quem viveu outras vezes em sua própria carne também servem de pontapé de saída para "Suzanne Daveau", o último filme de Luisa Homem. Suzanne é uma geógrafa. A sua voz revê os anos de estudo, as suas expedições e reflexões políticas, enquanto mergulhamos no seu rico material de arquivo, um registo meticuloso de um mundo tão cativante quanto estranho. A secção completa-se com a inevitável seleção de curtas-metragens que inclui "Um Quarto na Cidade", celebração da relação dos seus realizadores, João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata, e uma sensível carta de amor ao cinema de Jacques Demy; "Hotel Royal" de Salomé Lamas, forte reflexão sobre alienação e hotéis de luxo, com uma das bandas sonoras mais perturbadoras dos últimos anos; e "Catavento" de João Rosas, que acompanha o jovem Nicolau num momento crucial, perto do fim dos seus estudos secundários, imaginando possíveis futuros, carreiras, namoros e vidas potenciais.

O ano de 2022 coincide também com o centenário do nascimento de José Saramago. No âmbito das comemorações, a adaptação cinematográfica de um dos seus grandes romances, "O ano da morte de Ricardo Reis", realizado por João Botelho e produzido por Alexandre Oliveira, ambos convidados da última edição do Festival Internacional do Uruguai para a estreia deste filme, onde participaram numa animada conversa com o público, será novamente exibido. Este filme, protagonizado por um dos heterónimos de Fernando Pessoa, Ricardo Reis, pinta magistralmente no grande ecrã um fresco de uma Europa numa era em ebulição.

A Semana do Cinema Português, juntamente com a Cinemateca Uruguaia, o Camões, I.P. e a Embaixada de Portugal em Montevideu, continua a perseguir o seu propósito de ser um espaço de descoberta, intercâmbio e encontro cinéfilo, este ano também com uma celebração literária, com uma das mais estimulantes e especiais cinematografias contemporâneas que procura compreender como, do passado, o futuro pode ser construído ou desconstruído.