Comemorações do Dia da Europa

Publicado em quarta-feira, 09 maio 2018 11:58

No âmbito das comemorações do Dia da Europa, observado a 9 de maio de cada ano, terão lugar várias atividades comemorativas deste dia.

Hungria

Em 2018, o Dia da Europa será comemorado no domingo, dia 13 de maio, na Praça da Liberdade em Budapeste, com um vibrante festival ao ar livre, repleto de música, convívio e todo um conjunto de atividades lúdicas e culturais. A propósito do Ano Europeu do Património, também a cultura portuguesa estará devidamente representada neste dia, com a organização de mais um workshop de azulejo português, com a especialista Eszter Andorka.

Mais Informação


Uruguai

Organizado pelo cluster EUNIC Montevideu, no âmbito das celebrações do Dia da Europa, terá lugar em Montevideu nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2018, no Centro Cultural de Espanha, o espetáculo “Pangeia”, de Tiago Cadete.

“Pangeia”, é uma viagem sonora e visual pelo universo dos irmãos Grimm em que o palco se transforma num museu imaginário de objetos curiosos, através de sons escutados em headphones. Os objetos remetem para o imaginário dos contos fantásticos, como a floresta cheia de armadilhas, a magia negra da bola de cristal ou os feitiços da bruxa má. Nesta viagem, acompanhada por dois investigadores, vamos descobrir o ponto de vista dos objetos que ilustram os contos. Para isso teremos de seguir as pistas, como fizeram Hansel e Gretel com as migalhas que deixaram no caminho, para poderem depois voltar a casa.

Mais Informação


Alemanha

Os membros do Cluster EUNIC Berlim organizam o Dia da Cultura “EUNIC – Bunt gemischt“ - um dia das portas abertas dos Institutos Culturais e Embaixadas - que este ano, 2018, se realiza pela primeira vez no dia 9 de maio, por ocasião do Dia da Europa e, no âmbito do Ano Europeu do Património, em cooperação com o Governo da Cidade de Berlim, nomeadamente com o Senado para a Cultura e Europa.

O Camões – Centro Cultural Português em Berlim participa, por um lado, no programa da parte da manhã, com a leitura de um conto português de António Torrado e, no programa da tarde, com as portas abertas no Centro Cultural em Berlim, que apresenta a exposição de Igor Jesus “Bound to the Earth” e a apresentação do livro “Amar-te Os Ossos”, da autoria daquele artista, obra coeditada com a Künstlerhaus Bethanien.

Mais Informação