Uruguai: Comemorações do V Centenário da primeira viagem de Circum-navegação

Publicado em terça-feira, 02 novembro 2021 16:34

No âmbito do projeto “Um traço por Magalhães” coordenado pela associação artística A Casa ao Lado, decorreu nas cidades de Colónia do Sacramento, de 12 a 15 de outubro de 2021, e em Punta del Este, de 18 a 22 de outubro de 2021, as construções de dois murais alusivos à viagem de Circum-navegação. 

 

Os murais, concebidos pelos artistas Joana Brito e Ricardo Miranda junto a alunos das escolas primárias n.º 130 e n.º 21, localizadas em Colónia do Sacramento e em Punta del Este, respetivamente, consistem em leituras da Circum-navegação, nomeadamente, no que se refere à viagem como Conhecimento e, numa transposição à nossa contemporaneidade, à preservação dos ecossistemas marítimos.

Além da construção dos murais, as crianças participaram, num conjunto de ateliers sensoriais e artísticos, implementados durante os meses de agosto e de outubro.

Esta iniciativa, promovida pela Embaixada de Portugal em Montevideu e pelo Leitorado do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. na Universidade da República, envolveu diversos atores locais, incluindo autarquias, municípios, comunidade escolar e sociedade civil, contribuindo, igualmente, para a valorização do património local.

32726 1

32726 2