Uruguai: Festival de Cinema Europeu

Publicado em quinta-feira, 12 maio 2016 16:36

No âmbito das celebrações do Dia da Europa, pelo quarto ano consecutivo, chegará às salas do complexo de cinema Life Alfabeta de Montevideu o Festival de Cinema Europeu, organizado pela Delegação da União Europeia no Uruguai com o apoio das diversas Embaixadas e Consulados e com a colaboração do cluster EUNIC-Montevideu, do qual o Camões, I.P., é membro.

No festival, que decorre de 12 a 18 de maio, serão exibidos 15 filmes, todos eles com participação em festivais internacionais e multipremiados. O evento pretende contribuir para a difusão da cinematografia contemporânea europeia conquistando novos públicos.

Portugal participará com o filme “O Cônsul de Bordéus” de Francisco Manso e João Corrêa que narra a história de Aristides Sousa Mendes, um homem de convicções que, durante a II Guerra Mundial, salvou 30 mil vidas, entre elas, as de 10 mil judeus. O filme reconstitui as ações empreendidas por Aristides Sousa Mendes em nome da humanidade que deixarão uma herança de justiça para as novas gerações.

Programa