Uruguai: Workshop capta imagens à luz das estrelas

Publicado em segunda-feira, 19 outubro 2015 17:13

No âmbito da exposição de fotografia organizada pelo cluster EUNIC-Montevideu, e com o apoio do Camões, I.P., o fotógrafo Miguel Claro estará a cargo do workshop “Captando imagens à luz das estrelas”, que decorrerá dia 23 de outubro de 2015, entre as 18h00 e as 24h00, na sede do Centro de Fotografia.

A partir do tratamento dos principais conceitos de astronomia, o workshop pretende desenvolver capacidades e técnicas fotográficas mais adequadas à astrofotografia e fotografia de paisagem.

A combinação de elementos ISO, abertura e exposição, com a composição correta, enfatizando o contorno paisagístico, permite a aprendizagem do registo fotográfico que melhor se adequa à magnitude da união céu e terra, produzindo imagens com a presença da Via Láctea ou um startrail que destaca as cores naturais de cada estrela.

O workshop convida os formandos a ver uma experiência fotográfica de fotografar o céu sem fronteiras, lar cósmico da humanidade.

Miguel Claro (autor da fotografia que acompanha o presente artigo) é astrofotógrafo, autor de diversos artigos sobre o tema e promotor da divulgação científica da astronomia através de conferências, exposições e seminários de astrofotografia. Nos últimos anos, tem-se especializado na fotografia astronómica de paisagens (ou Skyscapes), conceito relativamente recente cujo principal objetivo é o de aliar os elementos céu e terra, como forma de valorização do património arquitetónico, cultural e paisagístico.