V Cimeira Bilateral Portugal-Moçambique | Apresentação de projetos PROCULTURA

Publicado em sexta-feira, 02 setembro 2022 12:04

Teve lugar a 1 de setembro de 2022, no âmbito da V Cimeira Bilateral entre Portugal e Moçambique, a apresentação de três projetos subvencionados pelo projeto PROCULTURA no Camões - Centro Cultural Português em Maputo.

A cerimónia contou com a presença do Primeiro-Ministro de Portugal, António Costa, e da Ministra da Cultura e Turismo de Moçambique, Eldevina Materula, bem como do Embaixador de Portugal em Moçambique, António Costa Moura, e do Encarregado de Negócios da União Europeia em Moçambique, Stefan Simosas.

Foram apresentados os projetos Marimba, Música para Todos e BDPALOP, em representação dos dez projetos implementados em cinco províncias de Moçambique – Maputo, Inhambane, Niassa, Cabo Delgado e Nampula –, que totalizam um valor global de 4 milhões de euros. Está ainda em curso o projeto de desenvolvimento de um polo de criação artística contemporânea em Maputo.

Estes projetos irão, ao longo dos próximos dois anos, contribuir para a criação de emprego no setor cultural nas áreas da Música, Artes Cénicas e Literatura Infantojuvenil e, simultaneamente, promover a comercialização e internacionalização da produção artística dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e de Timor-Leste ao nível regional e internacional.

Na sua intervenção, António Costa destacou que a cultura é geradora de crescimento e de riqueza e salientou que o PROCULTURA permite “aproximar os países de língua portuguesa”, e também os continentes europeu e africano, dando “projeção global e internacional a todos”.

À saída do edifício, o Primeiro-Ministro foi surpreendido pela artista Janeth Mulapha, artista da Companhia Converge+, beneficiária do PROCULTURA.

O PROCULTURA PALOP-TL – Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor-Leste é um projeto financiado pela União Europeia, cofinanciado e gerido pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

33421 2

33421 3

33421 4